Embora as frutas sejam importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais, reza um ditado popular que diz. “Fruta de manhã é ouro à tarde é prata e à noite mata”, porém, será que comer abacaxi à noite faz mal?
Existem mitos alimentares em quase todas as culturas, acerca de vários alimentos, inclusive sobre as frutas.
A crença que se deve evitar o consumo de frutas à noite se estendeu pelo mundo todo.
No entanto, antes de excluirmos as frutas do jantar, é necessário ouvir o que os especialistas dizem a respeito.
A nutricionista Sara Sabbah, formada em Nutrição e Dietética e possui mestrado em ciências médicas básicas, explica que muitos evitam as frutas no período noturno, porque acreditam fazer mal.
Os motivos vão desde que o alimento pode favorecer no ganho de peso, causar indigestão ou elevar os níveis de açúcar no sangue.
A nutricionista conta que apesar das frutas serem alimentos naturais e saudáveis para o corpo, de fato elas contêm açúcares.
Sara, esclarece que a alta ingestão de qualquer alimento em especial à noite, quando gastamos pouca energia, pode causar o ganho de peso.
No entanto, para evitar isso, basta somente ter moderação nas quantidades.
Já Naomi Tupper, formada em nutrição dietética e biotecnologia, ressalta que o risco do açúcar na fruta aumentar a glicemia para valores anormais, é mais comum em diabéticos.
A nutricionista sugere frutas com baixo índice glicêmico (IG), como, por exemplo maçã, pera e morango.
Por fim, ela acredita ser é improvável que frutas causem indigestão. no caso do abacaxi, o alimento contém enzimas como a bromelaína que ajuda no processo digestivo.
De fato, conhecer a composição dos alimentos é muito importante e no caso do abacaxi não é diferente.
Saber de algumas particularidades antes de consumi-lo à noite, pode ser interessante, então vamos conferir?
Saiba que o abacaxi é rico em água!
Uma das características do abacaxi é ser rico em água, o que pode ter um efeito diurético.
Claro que exagerar nas porções próximo à hora de dormir não é uma boa ideia. Como resultado poderá proporcionar viagens indesejadas ao banheiro e atrapalhar o seu sono.
A fruta contém ácido:
O abacaxi é uma fruta relativamente ácida e pode não ser uma boa escolha à noite, se você sofre de refluxo gastroesofágico (azia).
O período noturno é quando o seu estômago precisa de descanso, neste caso, considere conversar com seu médico antes de ingerir a fruta.
Entretanto, se você não despensa aquela saborosa fruta antes de ir para cama, agora é bom ter cuidado com os dentes.
O ácido presente em frutas como limão e o abacaxi, pode trazer danos aos seus dentes, portanto, após o consumo é recomendado escovar os dentes antes de se deitar.
Agora vamos aos benefícios do abacaxi
Já faz algum tempo, que estudos demonstram as propriedades benéficas do abacaxi.
Um exemplo, é a grande quantidade de vitamina C na fruta, cerca de 47,8 mg, este nutriente tem diversas funções no corpo, como ajudar na imunidade.
O abacaxi também não apresenta elevado teor em calorias, o que pode ser uma opção para aqueles que buscam a perda de peso.
Note que, em 100 gramas da fruta fornecem 50 calorias de acordo com a tabela nutricional da USDA.
A propósito, essa refrescante fruta ainda é rica em fibra alimentar, com o valor de 1,4 g, que trazem diversos benefícios como promover um bom funcionamento do intestino e também saciedade.
VEJA TAMBÉM!
Contém potássio e antioxidantes.
Os antioxidantes não só estimulam a sua imunidade, mas também mantêm a aparência da sua pele mais jovem.
De acordo com o nutricionista e médico certificado em medicina natural. Dr Josh Axe, essa fruta pode proteger contra doenças cardiovasculares devido ao seu teor de fibra, potássio e vitamina C.
Um estudo descobriu que um dos benefícios do suco de abacaxi é habilidade cardioprotetora, como observado em testes realizados em ratos.
Se concluiu que o suco do abacaxi pode reduzir os riscos de doença coronariana e também pode auxiliar na digestão.
Por fim, dentre os inúmeros benefícios do abacaxi também podemos citar os efeitos anti-inflamatório da bromelina como demostrados em estudos.
Referências
- https://www.archyworldys.com/list-of-recommended-foods-for-before-going-to-sleep-2/
- https://www.salud180.com/nutricion-y-ejercicio/es-malo-comer-fruta-antes-de-ir-dormir
- https://www.caloriesecrets.net